topo

Palestrantes Confirmados 29 e 30 de Outubro

 

 

 

 Alessandro Germano possui mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de inovação, desenvolvimento de novos negócios, gestão de parcerias e start-ups. Atualmente lidera a área de parcerias estratégicas para um ampla gama de produtos no Google Brasil, entre as quais os relacionados ao Google Maps. É o responsável pelo estabelecimento de múltiplas parcerias nesta área com entidades governamentais em todas as esferas, e com empresas das mais diversas. Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, e mestre em administração pela FGV-SP, possui especialização em inovação pela Stanford University.

 

 

Alexandre Sansão Fontes, engenheiro, 44 anos, funcionário de carreira da Prefeitura do Rio de Janeiro desde 1996, onde ocupava o cargo de Gerente de Informações de Tráfego da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro), auxiliou na criação do programa de governo do Prefeito Eduardo Paes, sendo Secretário Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro de 2009 a 2012, de 2012 a março/14 ocupando o cargo de Subsecretário Executivo de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro e retornando ao cargo de Secretário Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro em março/2014 até a presente data.

Premiações e/ou títulos: Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ.

Trabalhos científicos / projetos apresentados:

“Uma contribuição ao tratamento de dados disponíveis nos órgãos executivos de trânsito para avaliar a fiscalização de velocidade” – ANPET 2008.

“Um novo modelo para Boletim de Registro de Acidentes de Trânsito do Rio de Janeiro” – ANPET 2001.

“Indicadores de Desempenho do Sistema Viário no Município do Rio de Janeiro” – ANPET 2001.

“Uma contribuição para a modelagem da escolha modal para viagem ao trabalho” – Tese de Mestrado - COPPE/PET/UFRJ – 1997.

 
 
 

 

Profissional de referência em economia criativa, cidades e negócios, é Administradora Pública (FGV); Economista, Mestre em Administração, Doutora em Urbanismo (USP) e professora no Brasil (FGV), na Argentina e na Espanha. Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas e 29 países e assessora para a ONU. Escreveu livros pioneiros, como  Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas (finalista do Jabuti 2013); e editou livros inovadores no mundo, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento e Cidades Criativas - Perspectivas. É mentora de projetos de inteligência urbana (Sampa CriAtiva), curadora de congressos internacionais e membro Corpo Mundial de Peritos da UNESCO, dos conselhos da Página 22, da Virada Sustentável, da Minha Sampa e da Creative Industries Development Agency (Inglaterra). Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

 

Vídeos: http://vimeo.com/anacarlafonseca

 

 

 

Engenheira Civil, Diretora de Trânsito de São José dos Campos, formada na Universidade de Taubaté - UNITAU em 2002. Especialista em Gestão e Normatização em Trânsito pelo CEAT  e Especialista em Planejamento da Mobilidade Urbana pela Universidade Nove de Julho. Atua na área de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, desde 2006,  Trabalha na Secretaria de Transportes há 7 anos e participou da equipe de desenvolvimento dos projetos estratégicos ligados a Mobilidade Urbana em parceria com o IPPLAN - Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, dentre eles, Projeto Corredores de Ônibus, Pesquisa Origem/Destino, Projeto do Cálculo de Capacidade de Suporte do Sistema Viário, Projeto do TRM - Transporte Rápido de Massa com o modal BRT - Bus Rapid Transit, Reestruturação do Sistema de Transportes, Projetos Cicloviários, Bicicletas Compartilhadas e Plano de Mobilidade Urbana.

 

 

 

Natural de Curitiba, 56 anos, 2 filhos. Eng. Mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná.  Pós-graduado em Planejamento  pela FAE e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Atua há mais de 30 anos nos setor automotivo, dos quais 25 anos na Volvo do Brasil, onde gerenciou as áreas de Planejamento estratégico de Produto, Engenharia de Vendas e  Exportação de caminhões e ônibus para a América Latina. Como executivo da Volvo participou ativamente na implementação dos principais prrojetos de BRT na América Latina, como Transmilênio em Bogotá em TranSantiago no Chile, entre outros. Durante 5 anos atuou como Diretor Executivo do Setransp - Associação das Empresas de Transporte Urbano de Curitiba. É um dos autores do livro Mobilidade Inteligente, recentemente impresso pela Volvo Bus.

 

Atualmente é o executivo responsável pelo programa de Mobilidade Urbana da Volvo Bus Latin America.

 

 

 

 2002 - Hoje - Consultoria e educação sobre pré-fabricados de concreto em pavimentos e design e construção de espaços públicos, dirigida a empresas de pré-fabricados, designers, construtores e usuários, instituições governamentais, ONGs, planejadores, urbanistas e arquitetos, como CEGMENT Engenharia em Pré-fabricados e Espaço Público. 

Escreveu um grande número de palestras, documentos e livros sobre os temas mencionados; dirigiu projetos de graduação em universidades colombianas e colaborou com publicações da Colômbia e Brasil. Apresentou palestras e trabalhos em 105 cidades de 26 países e desenvolveu trabalhos de consultoria para a Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Haiti e Panamá. 

Foi GESTOR e COAUTOR (com a Arq. Giovanna V. Spera) do Manual de Design e Construção dos Componentes do Espaço Público (MEP), que integra conceitos urbanísticos e técnicos para um trabalho coerente de desenvolvimento do espaço público, incluindo a atenção às deficiências físicas, à sustentabilidade, segurança, economia, etc. 

Participou no design de mais de 250.000 m² de espaços públicos nos últimos 12 anos com diversos arquitetos. 

Em Medellín, assessorou a Empresa de Desenvolvimento Urbano - EDU (recentemente no Cinturão Verde), a Área Metropolitana do Vale de Aburrá - ÁREA (Espaço Público em frente ao rio, etc.) e o METRÔ de Medellín (Avaliação e propostas de remodelação e renovação do espaço público associado ao Metrô de Medellín). 

1988 - Hoje - Representante da América Latina no Comitê Internacional de Pavimentação com Pequenos Elementos (Small Element Pavement Technologists - SEPT), responsável pelas Conferências e Oficinas Internacionais sobre Pavimentação com Bloquetes de Concreto. 

1996-2002 - Presidente do Comitê de Pré-fabricados de Concreto do Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (ICONTEC), tendo redigido mais de 30 normas sobre pré-fabricados e testes afins. 

1981-2002 - Diretor do Departamento Técnico do Instituto Colombiano de Produtores de Cimento (ICPC), dedicado ao desenvolvimento das aplicações do cimento, com ênfase na normalização, promoção e educação sobre pré-fabricados de concreto, em especial bloquetes, blocos e elementos para o espaço público. 

Nascido e residente em Medellín, Colômbia: Engenheiro Civil e Mestre em Ciências das universidades de Medellín (Colômbia) e Carnegie-Mellon (Pittsburgh, Estados Unidos).

 

 

Arquiteta da Universidade Pontifícia Boliviana - UPB de Medellín, Colômbia. Atualmente cursa o Mestrado em Planejamento Urbano da Universidade de Roma (Itália), e frequenta como bolsista, por um breve período, o curso de Doutorado em Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha (Barcelona – Espanha), além da função de pesquisadora no Laboratório de Urbanismo da mesma universidade. 

Trabalha como arquiteta desde 1990. 

Desde 1995, é professora de Urbanismo e Oficina de Projetos na Faculdade de Arquitetura da UPB. 

Entre 1998 e 2003 atuou como coordenadora do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo – LAUR da Faculdade de Arquitetura da UPB - FAUPB, dedicando-se a coordenar projetos de consultoria e pesquisa em temas urbanos, especificamente na linha de intervenção na cidade e de design urbano. Neste período, os destaques são o Plano Alpujarra II com o conjunto do Parque dos Pés Descalços (Menção Honrosa na XVIII Bienal de Arquitetura Colombiana na categoria Design Urbano) e o Manual de Construção e Design do Espaço Público (MEP). Entre 2004 e 2012, foi assessora da Área Metropolitana do Vale de Aburrá para as Diretrizes de Ordenamento Metropolitano e para a elaboração dos Projetos Estratégicos Metropolitanos. 

De 2004 a 2011, com o arquiteto Juan Esteban Arteaga, funda o escritório de arquitetura e urbanismo s+arquitectos, especializado em design urbano, desenvolvimento e elaboração de planos parciais e projetos para espaços públicos, além de projetos urbanos e de edifícios públicos e institucionais. 

Em outubro de 2006 receberam o Prêmio Nacional de Arquitetura Leopoldo Rother da XX Bienal de Arquitetura, na categoria Planejamento Urbano e Regional, pelo Projeto “Plano Parcial Gran Manzana Simesa” em Medellín. Nesta mesma Bienal, receberam a Menção Karl Brunner na categoria Design Urbano e Paisagismo pelo Projeto “Paseo Castilla – Las Terrazas de Castilla” em Medellín. Em maio de 2009, são nominados ao Prêmio Lápiz de Acero LPA09 na categoria Espaço Público pelo Projeto Urbano e Paisagismo da Avenida Oriental em Medellín. Em 2010 recebem o Prêmio Lápiz de Acero XIII PLA2010 na categoria Espaço Público pelos parques da Ciudad del Río. 

Atualmente é assessora da Empresa de Habitação de Antioquia - VIVA na Subdireção de Planejamento para o desenvolvimento dos projetos habitacionais em Antioquia, além de assessorar o Município de Medellín no Departamento Administrativo de Planejamento para a elaboração das Áreas de Intervenção Estratégica no contexto da revisão do POT – Plano de Ordenamento Territorial. 

Foi professora convidada em várias universidades na Colômbia e palestrante convidada em eventos na Colômbia, México, Panamá, Brasil, Argentina e Costa Rica, entre outros.

 

 

 


Diretora Financeira Executiva da Itaipu Binacional, é Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Engenharia Econômica (UNIFAE), MBA em Finanças (IBMEC) e MBA em Gestão de Negócios (ESADE/Barcelona, Espanha). Empregada da Itaipu desde 1987, além das atividades de diretora, promove ações no Programa de Equidade de Gênero da Itaipu e coordena o GT Itaipu-Saúde e o Comitê Gestor do Projeto do Veículo Elétrico Itaipu. É membro de diversos Conselhos de Administração e/ou Consultivos de empresas e outras instituições. É fundadora e atual presidente do Espaço das Mulheres Executivas do Paraná (MEx), presidente da Fraternidade do Grande Oriente do Brasil-Paraná e vice-presidente do Conselho da Fundação COGE. Representa a Itaipu no Grupo de Lideranças para os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women´s Empowerment Principles – WEPs), iniciativa do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres. Obteve o reconhecimento de Mulher Mais Influente do Brasil, na categoria de Economia e Finanças, concedido em 2007 pelo jornal Gazeta Mercantil. Foi condecorada com o Prêmio Oslo Business for Peace Award 2013, concedido pelo Comitê do Prêmio Nobel da Paz e de Economia. Criou o Prêmio WEPs Brasil 2014.

 

 

 

Engenheiro formado pala FEI com cursos de especialização em Biomecânica na Strathclide University em Glasgow, extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Consultor de lógica urbana do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU-USP). Fundador e presidente da Urban Systems Brasil, empresa de estudos de Lógica Urbana, inteligência estratégica e análise de risco de investimentos com 15 anos de mercado, onde realizou projetos de desenvolvimento urbano e econômicos, como: Circuito de Compras (São Paulo), Porto Maravilha (Rio de Janeiro), Granja Marileusa (Uberlândia), Aerotrópole de Confins (Belo Horizonte), Aerotrópole de Viracopos (Campinas), Aerovale (Caçapava) e projetos de receitas acessórias da Linha 18 do Metrô de São Paulo e de Terminais Urbanos em Belo Horizonte. 

 

 

 

Engenheiro civil pela Universidade de Twente (Holanda) com mestrado do Centro de Estudos de Transporte (Holanda). Warner é fundador da IFluxo, empresa Carioca, que presta consultoria na área de transporte para prefeituras e empresas de transporte público.  

Objetivo de Ifluxo é a criação de infraestrutura que torna a bicicleta e transporte público um alternativo viável ao carro. A bicicleta para os deslocamentos de curta distancia –dentro dos bairros – e a integração “bicicleta- transporte público” para viagens de longo distancia entre os bairros. Ou seja, a criação de mobilidade urbana integrada e sustentável. 

 

 

 

Publicitário. 44 anos. Empresário com perfil empreendedor/inovador, dedica-se a pensar cidades, de forma sustentável há mais de 10 anos. Nos últimos três anos atuou como secretário de planejamento e desenvolvimento sustentável do município de Seropédica no estado do Rio de Janeiro onde idealizou o projeto "Seropédica - Um Olhar para o Futuro" e coordenou profissionais das mais diversas áreas para o desenvolvimento desse sonho. Foi pioneiro no uso da ferramenta "Charrete Meeting" como sistema de projeto colaborativo, analisando, discutindo e planejando uma cidade para os próximos 30 anos.

 

Informações: Secretaria Executiva

Tel. (12) 3921 6259   contato@mobilidadebrasil.org.br

Comentar Publicação