topo

Como Amsterdã escolheu as bicicletas 30 de outubro de 2014

FonteMobilize Brasil / Street Film |  AutorMarcos de Sousa  |  Postado em29 de outubro de 2014

créditos: Street Films


"No final dos anos 50, o prefeito de Amsterdã disse: - Daqui a 30 anos, ninguém mais vai andar de bicicleta. O futuro é dos carros. Os partidos politicos o apoiaram e os carros dominaram a cidade por completo nos anos 60.... Mas logo, muitas pessoas perceberam que o fato de todos terem carro na cidade não funcionava: eles eram barulhentos, causavam poluição, não havia lugar para todos, eram perigosos... então as coisas começaram a mudar."

 

O vídeo produzido pela Street Filmes conta um pouco da história das transformações que ocorreram em Amsterdã nos anos 1970 e traz relatos interessantes de estrangeiros que passaram a viver em na cidade para adotar a bicicleta como principal meio de transporte. Um deles costuma dizer que "decidiu morar em Amsterdã porque numa esquina contou 900 bicicletas em 20 minutos".
 

E explica, também, como as pessoas são iniciadas em suas pedaladas, ainda crianças, e como os ciclistas holandeses se "falam" numa linguagem de sinais, de forma a organizar o aparentemente caótico movimento em duas rodas.

 

A versão legendada em português foi produzida pelo Mobilize Brasil com o apoio inestimável de Thais Giammarco (traduções) e Lucas Zacarias (inserção das legendas). 

Comentar Publicação