topo

Carta do Presidente da AEA/SJCampos

 
 
Realizar o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, em 2013, foi um desafio gratificante. Mais de 850 inscrições e palestrantes renomados tornaram o evento o maior do ano, no país. Este ano o desafio é maior, consolidar o evento e colocá-lo definitivamente no calendário de eventos do CAU, da AEA/SJCampos e do país, como referência no tema.
 
Para quem devemos planejar as cidades? Para pessoas ou para carros?
Buscar uma mobilidade urbana sustentável deve-se pressupor também a redução do impacto ambiental se considerarmos que as cidades são responsáveis por dois terços das emissões globais de gases de efeito estufa.
 
A impermeabilização do solo para construções de avenidas, a canalização de cursos de água ou mesmo o soterramento, pelo asfalto, de veios e nascentes provocam hoje a escassez da água outrora abundante.
 
Qual o papel do arquiteto e urbanista neste contexto? Como mudar o paradigma do desenho urbano atual para que o ser humano seja o sujeito e a qualidade de vida o predicativo?

Além da visível necessidade de repensar a mobilidade urbana dos grandes centros urbanos, a Lei da Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12), que determina a priorização dos modos não motorizados e do transporte coletivo, o estabelecimento de padrões de emissão de poluentes, a participação e o controle social na fiscalização, o planejamento urbano da cidade e a integração de políticas de planejamento e de mobilidade, obriga municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborarem, até 2015, Planos de Mobilidade Urbana integrados e compatíveis com os respectivos planos diretores.
 
É com este objetivo que a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA/SJCampos), por meio da realização do Seminário Internacional de Mobilidade Urbana e com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), assume a responsabilidade de debater com profissionais especialistas e a sociedade civil os caminhos e a importância da elaboração de planos sustentáveis e integrados de planejamento e mobilidade.
 
O Seminário Internacional de Mobilidade Urbana é a oportunidade de colocarmos em debate a questão relevante a todos e reconhecida pela sociedade, a necessidade de se pensar na forma de viver na cidade, com mais qualidade de vida, mais áreas verdes, menos emissões, menos automóveis e diversidade de modais.
 
Profissionais, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada, a diretoria da AEA/SJCampos e a comissão organizadora os saúda e deseja um proveitoso seminário. Sejam bem vindos!
 
São José dos Campos, 01 de setembro de 2014
 
Eng. Civil Carlos Vilhena
Presidente da AEA/SJCampos

Comentar Publicação